quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

COMEMORAÇÃO AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
DIA 20 DE NOVEMBRO


Peça teatral: "Sou negro ou sou branco?" na escola CERE.


PLANO DE AÇÃO

Introdução: A peça teatral “Sou negro ou sou branco?” foi pensada para fazer parte das atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra no Centro Educacional de Referência Prefeito José Euclides Ferreira Gomes Júnior – CERE e envolverá os alunos bolsistas do subprojeto de Ciências Sociais do PIBID UVA 2011 e estudantes da escola parceira.

Objetivos:
  • Desenvolver a imaginação sociológica a cerca do tema da “Consciência Negra”.
  • Buscar realizar atividades inovadoras no ensino de Sociologia na educação básica.
  • Sensibilizar a comunidade escolar sobre o posição do negro na sociedade.
  • Aproximar os conteúdos sociológicos de atividades artísticas culturais.
Metodologia:
  • Discussão prévia entre os bolsistas do PIBID e os alunos a cerca do tema.
  • Exibição de slides para dar inicio a reflexão sobre o tema.
  • Criação do script da peça teatral.
  • Encontros para ensaio da atividade.
  • Apresentação da peça teatral para as turmas do turno da manhã.
Material utilizado:
  • Data show
  • Caixa de som
  • Microfone
  • Cartolina
  • Tinta guache
Resultados esperados: Que os alunos sejam capazes de estranhar e desnaturalizar as relações em que o negro está inserido para estes poderem ter uma nova postura diante da diversidade de raças.
Demostrar que o ensino de Sociologia pode romper com as técnicas tradicionais de ensino.
Aproximar os estudantes de atividades artísticas culturais.

_______________________________________________________________________

REGISTRO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA CERE



































Documentário: "O que ensinar e o que aprender" na escola Luís Felipe.


PLANO DE AÇÃO



INTRODUÇÃO: O PIBID/UVA-Sociologia contribui na realização do dia da Consciência Negra na Escola Professor Luís Felipe com a exibição do documentário realizado por este, “O que ensinar e o que aprender”. Filme que retrata a realidade de uma aluna negra de escola pública, enfatizando os percalços que esta vem enfrentando em sua formação.

JUSTIFICATIVA: O jovem negro está, quase sempre, no interior da escola pública, assim sendo, ao se discutir os problemas sociais que este enfrenta também se reflete sobre o que a escola ensina e/ou deveria ensinar.

OBJETIVO: Sensibilizar os estudantes da escola a cerca das dificuldades que os jovens negros enfrentam no dia a dia escolar e na sua vida de forma geral.

METODOLOGIA: Exibição do filme: O que ensinar e o que aprender na comemoração do dia da consciência negra (24/11/12) na Escola de Ensino Médio Professor Luís Felipe.

RECURSOS: Data show e equipamento de som.

RESULTADOS ESPERADOS: Fazer com que todos que assistirem o documentário, percebam as dificuldades que o jovem negro tem que superar nos mais variados aspectos da sua vida, enfatizando seu processo de formação escolar.


quinta-feira, 15 de novembro de 2012



PROJETO “PIBID SOCIOLOGIA NO ENEM”


Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID
Subprojeto de SOCIOLOGIA (2011)




"Contribuição do PIBID de SOCIOLOGIA (2011) no ENEM para a E. E. F. M. Professor Luis Felipe e CERE”.

COLABORADORES: Bolsistas do PIBID de sociologia/UVA/2011.
DISCIPLINA: Sociologia
LOCAL: E.E.F. M Professor Luis Felipe e CERE.
DATA: LUIS FELIPE 16/10 (Manhã) das 07:00 às 09:00, (Tarde) das 13:00 às 15:30, (Noite) das 19:00 às 20:00CERE (pendência).
PÚBLICO ALVO: Alunos dos 3º anos das Escola Luis Felipe e CERE.
PERÍODO: segundo semestre de 2012.

I- IDENTIFICAÇÃO
Área de conhecimentos: Ciências Humanas e suas tecnologias.

II- APRESENTAÇÃO: Com a nova proposta e reformulação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2009, e sua utilização como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais e faculdades privadas.
Essa nova proposta tem como principais objetivos democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir reestruturação dos currículos do ensino médio.
Com isso se faz necessário que cada vez mais as escolas de nível médio preparem seus alunos para realizarem um ótimo exame, para facilitar o egresso destes no Ensino Superior, para tanto o subprojeto de ciências Sociais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID SOCIOLOGIA/ UVA 2011, por meio deste apresenta uma proposta de contribuição do subprojeto para auxiliar nas aulas de sociologia com base na estrutura que a nova proposta do ENEM deseja.

III- JUSTIFICATIVA:
O projeto “PIBID/SOCIOLOGIA NO ENEM”, apresenta reflexões amplas e contextualizadas e baseia-se na matriz de referência para o ENEM 2009, trabalhando os eixos cognitivos comuns as áreas do conhecimento das ciências humanas e suas tecnologias como, dominar linguagens de âmbito social, compreender fenômenos sociais, enfrentar situações problemas, construir argumentação e elaborar propostas. Tendo como norte a matriz de referência de ciências humanas e suas tecnologias.
Competência de área 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades
Competência de área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder. E por fim fazer compreender no que se refere a sociologia.
Competência de área 3 - Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais. 
Competência de área 4 - Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social. Competência de área 5 - Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade. 
Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

IV- OBJETIVO GERAL:
Contribuir com a escola para que os alunos possam realizar um bom exame, fazendo com que de forma positiva, eles possam ter noções básicas dos nortes da matriz de referência do novo ENEM, na área das humanas, facilitando a leitura de textos voltados para o social e da sociedade como um todo.

V- OBJETIVOS EXPECÍFICOS:
Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.
Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.
Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder.
Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.
Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.
Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.
Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social.
Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas.
Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades.
Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades.
Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.

VI-METODOLOGIA: Compreendendo a importância que a sociologia vem obtendo nas novas estruturas das provas do enem desde 2009, os bolsistas PIBID/UVA/2011 partirá das provas anteriores para auxiliar nos conteúdos dados na sala de aula de todos os 3º anos da escola Luis Felipe, e das dicas de alguns profissionais estudiosos do novo modelo da aplicação da prova, para que de forma bem pratica e objetiva, os alunos possam compreender por meio da sociologia e ter noções das questões referentes a tudo que se possa entender sob a sua luz. Sob forma de oficinas, palestras, formações, e exposições no projetor de com tirinhas, no momento da exposição serão trabalhados de maneira clara e objetiva pelos bolsistas os aspectos básicos do conteúdo que está sendo apresentado, sempre objetivando despertar no aluno o interesse pelo o que está sendo tratado. Para esse fim o bolsista deverá, sempre que possível, contextualizar o assunto/matéria trabalhado em sala de aula, com exemplos práticos e ilustrativos de sua aplicabilidade dentro e fora do ambiente escolar, buscando estabelecer junto com os alunos, relações do conteúdo trabalhado com a realidade prática do futuro candidato.  Desse modo, as aulas são divididas em três momentos específicos: exposição, fixação e avaliação.

VII- RECURSOS 
HUMANOS: Coordenadores de área, professor supervisor e alunos bolsistas do PIBID, professores da escola Luis Felipe, etc.
MATERIAIS: Data show, Computador (not ou net), papel A4, canetas, caixa de som, microfone.
______________________________________________________________________

Registros das atividades desenvolvidas

> Escola Luís Felipe <












> Escola CERE <