quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

COMEMORAÇÃO AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
DIA 20 DE NOVEMBRO


Peça teatral: "Sou negro ou sou branco?" na escola CERE.


PLANO DE AÇÃO

Introdução: A peça teatral “Sou negro ou sou branco?” foi pensada para fazer parte das atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra no Centro Educacional de Referência Prefeito José Euclides Ferreira Gomes Júnior – CERE e envolverá os alunos bolsistas do subprojeto de Ciências Sociais do PIBID UVA 2011 e estudantes da escola parceira.

Objetivos:
  • Desenvolver a imaginação sociológica a cerca do tema da “Consciência Negra”.
  • Buscar realizar atividades inovadoras no ensino de Sociologia na educação básica.
  • Sensibilizar a comunidade escolar sobre o posição do negro na sociedade.
  • Aproximar os conteúdos sociológicos de atividades artísticas culturais.
Metodologia:
  • Discussão prévia entre os bolsistas do PIBID e os alunos a cerca do tema.
  • Exibição de slides para dar inicio a reflexão sobre o tema.
  • Criação do script da peça teatral.
  • Encontros para ensaio da atividade.
  • Apresentação da peça teatral para as turmas do turno da manhã.
Material utilizado:
  • Data show
  • Caixa de som
  • Microfone
  • Cartolina
  • Tinta guache
Resultados esperados: Que os alunos sejam capazes de estranhar e desnaturalizar as relações em que o negro está inserido para estes poderem ter uma nova postura diante da diversidade de raças.
Demostrar que o ensino de Sociologia pode romper com as técnicas tradicionais de ensino.
Aproximar os estudantes de atividades artísticas culturais.

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REGISTRO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA CERE



































Documentário: "O que ensinar e o que aprender" na escola Luís Felipe.


PLANO DE AÇÃO



INTRODUÇÃO: O PIBID/UVA-Sociologia contribui na realização do dia da Consciência Negra na Escola Professor Luís Felipe com a exibição do documentário realizado por este, “O que ensinar e o que aprender”. Filme que retrata a realidade de uma aluna negra de escola pública, enfatizando os percalços que esta vem enfrentando em sua formação.

JUSTIFICATIVA: O jovem negro está, quase sempre, no interior da escola pública, assim sendo, ao se discutir os problemas sociais que este enfrenta também se reflete sobre o que a escola ensina e/ou deveria ensinar.

OBJETIVO: Sensibilizar os estudantes da escola a cerca das dificuldades que os jovens negros enfrentam no dia a dia escolar e na sua vida de forma geral.

METODOLOGIA: Exibição do filme: O que ensinar e o que aprender na comemoração do dia da consciência negra (24/11/12) na Escola de Ensino Médio Professor Luís Felipe.

RECURSOS: Data show e equipamento de som.

RESULTADOS ESPERADOS: Fazer com que todos que assistirem o documentário, percebam as dificuldades que o jovem negro tem que superar nos mais variados aspectos da sua vida, enfatizando seu processo de formação escolar.


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