PLANO DE AÇÃO
E.E.F. E MÉDIO PROFESSOR LUÍS FELIPE
TEMA: O PODER E O ESTADO
O quê: desenvolver uma reflexão
coletiva a partir das fotos relativas ao conteúdo “O poder e o Estado” do plano
curricular das turmas de Sociologia da 2ª série do Ensino Médio, na EEMF Prof.
Luís Felipe.
Por quê: superar o desinteresse,
observado pelos supervisores bolsistas, dos estudantes da referida série, da
disciplina de Sociologia na EEMF Prof. Luís Felipe; valorizar o ponto de vista
dos estudantes sobre o “O poder e o Estado”.
Para quê: apresentar o ensino de
Sociologia, de uma forma lúdica e contextualizada, através de aulas interativas
e participativas, despertando assim, o interesse dos estudantes; e ampliar o
entendimento dos estudantes sobre o “O Poder e o Estado” abordando teoricamente
esses conceitos a partir dos clássicos (Durkheim, Weber e Marx) de Sociologia.
Como: apresentar o tema da aula “O
poder e o Estado”, que está dentro do plano curricular da escola de acordo com
seguinte planejamento: apresentar as fotos através de projetor de imagens;
dividir a turma em seis grupos para leitura e debate dos relatórios* elaborados pelos estudantes
destacando os conceitos de poder e de Estado dos estudantes; ampliar estes
conceitos num discussão coletiva; comparar os conceitos de poder e de Estado
contidos no livro didático com os dos estudantes.
Obs.:
O material utilizado para a intervenção: data show, notebook, extensão, máquina
fotográfica, livro didático, 14 folhas timbradas e uma camisa personalizada.
Quando: Dia 08/05/12 (terça-feira) a
partir de 7h30min
Onde: Em duas salas de aula na EEFM
Prof. Luís Felipe, parceira do subprojeto de Sociologia PIBID UVA 2011.
Com quem: As atividades serão realizadas
com os estudantes da 2ª série do Ensino Médio de turmas distintas, nas aulas de
Sociologia da EEFM Prof. Luís Felipe com a participação do Coordenador de Área,
Supervisor Bolsista, Estudantes Bolsistas e Acadêmicos da disciplina de Prática
de Ensino III do Curso de Ciências Sociais.
Que resultados
pretendem?
Apresentar introdutoriamente os conceitos dos clássicos da Sociologia sobre o
“Poder e Estado”
Que indicadores
convencionarão para demonstrar tais resultados? Sistematização da discussão em
grupo em folhas de ofício timbrado.
Como e quando
pretendem visualizar tais indicadores?
Ao final da intervenção serão recolhidos as sistematizações da discussão.
* Escrever os
relatórios em cartolinas recortadas.
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REGISTRO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS
1º momento: Abordagem aos alunos. Partindo do que os alunos já sabiam, levantamos os seguintes questionamentos: O que entendem sobre poder e estado? Quais as formas de poder existentes? Qual a função do poder? O poder liberta ou oprime? etc.
2º momento: Divididos em grupo, fizeram uma atividade de recorte e colagem de gravuras, do que para eles representavam, o Poder (em suas diversas formas) e o Estado.
Cada equipe foi orientada por um acadêmico bolsista, responsável pela condução da atividade e discussão acerca do tema abordado.
3º momento: Apresentação dos Trabalhos em grupo.
4º momento: Exposição dos cartazes pela escola.

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