terça-feira, 4 de setembro de 2012


 PLANO DE AÇÃO
E.E.F. E MÉDIO PROFESSOR LUÍS FELIPE

TEMA: O PODER E O ESTADO 



O quê: desenvolver uma reflexão coletiva a partir das fotos relativas ao conteúdo “O poder e o Estado” do plano curricular das turmas de Sociologia da 2ª série do Ensino Médio, na EEMF Prof. Luís Felipe.

Por quê: superar o desinteresse, observado pelos supervisores bolsistas, dos estudantes da referida série, da disciplina de Sociologia na EEMF Prof. Luís Felipe; valorizar o ponto de vista dos estudantes sobre o “O poder e o Estado”.

Para quê: apresentar o ensino de Sociologia, de uma forma lúdica e contextualizada, através de aulas interativas e participativas, despertando assim, o interesse dos estudantes; e ampliar o entendimento dos estudantes sobre o “O Poder e o Estado” abordando teoricamente esses conceitos a partir dos clássicos (Durkheim, Weber e Marx) de Sociologia.

Como: apresentar o tema da aula “O poder e o Estado”, que está dentro do plano curricular da escola de acordo com seguinte planejamento: apresentar as fotos através de projetor de imagens; dividir a turma em seis grupos para leitura e debate dos relatórios* elaborados pelos estudantes destacando os conceitos de poder e de Estado dos estudantes; ampliar estes conceitos num discussão coletiva; comparar os conceitos de poder e de Estado contidos no livro didático com os dos estudantes.

Obs.: O material utilizado para a intervenção: data show, notebook, extensão, máquina fotográfica, livro didático, 14 folhas timbradas e uma camisa personalizada.

Quando: Dia 08/05/12 (terça-feira) a partir de 7h30min

Onde: Em duas salas de aula na EEFM Prof. Luís Felipe, parceira do subprojeto de Sociologia PIBID UVA 2011.

Com quem: As atividades serão realizadas com os estudantes da 2ª série do Ensino Médio de turmas distintas, nas aulas de Sociologia da EEFM Prof. Luís Felipe com a participação do Coordenador de Área, Supervisor Bolsista, Estudantes Bolsistas e Acadêmicos da disciplina de Prática de Ensino III do Curso de Ciências Sociais.

Que resultados pretendem? Apresentar introdutoriamente os conceitos dos clássicos da Sociologia sobre o “Poder e Estado”

Que indicadores convencionarão para demonstrar tais resultados? Sistematização da discussão em grupo em folhas de ofício timbrado.

Como e quando pretendem visualizar tais indicadores? Ao final da intervenção serão recolhidos as sistematizações da discussão.



* Escrever os relatórios em cartolinas recortadas.

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REGISTRO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS

1º momento: Abordagem aos alunos. Partindo do que os alunos já sabiam, levantamos os seguintes questionamentos: O que entendem sobre poder e estado? Quais as formas de poder existentes? Qual a função do poder? O poder liberta ou oprime? etc.









2º momento: Divididos em grupo, fizeram uma atividade de recorte e colagem de gravuras, do que para eles representavam, o Poder (em suas diversas formas) e o Estado.









Cada equipe foi orientada por um acadêmico bolsista, responsável pela condução da atividade e discussão acerca do tema abordado.







3º momento: Apresentação dos Trabalhos em grupo.










4º momento: Exposição dos cartazes pela escola.







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