sábado, 27 de outubro de 2012


PLANO DE AÇÃO
CENTRO EDUCACIONAL DE REFERÊNCIA - PREFEITO JOSÉ EUCLIDES FERREIRA GOMES JÚNIOR (CERE)

TEMA: A BASE ECONÔMICA DA SOCIEDADE


Plano de unidade – A base econômica da Sociedade
INSTITUIÇÃO: CERE
DISCIPLINA: Sociologia
UNIDADE: A base econômica da Sociedade
SÉRIE: 2º ano do Ensino médio
HORAS AULAS: Duas aulas, 50 minutos cada
PROFESSORES: Joacilio

1. PRÁTICA SOCIAL INICIAL DO COTEÚDO
1.1 - A base econômica da sociedade.

* Objetivo geral: Abordar as formas de organização econômica que estão na base da sociedade.

Tópicos do conteúdo e objetivos específicos:

 Tópico 1: A produção
Objetivos específicos: Identificar o processo de produção de bens materiais, envolvendo distribuição e consumo, e a transformação de matéria-prima em bens para compreender o processo de produção que é formado por três componentes; trabalho, matéria-prima e bens de produção.
Tópico 2: Trabalho
Objetivo específicos: Identificar as classificações de trabalho conforme o grau de capacitação exigida do profissional de acordo com o que se produz, distinguir trabalho qualificado e não qualificado.
 Tópico 3: Matéria-prima
Objetivos específicos: Conhecer os recursos utilizados na transformação de matéria-prima em bens de consumo.
 Tópico 4: Instrumentos de produção
Objetivos específicos: Identificar instrumentos que permitem a transformação da matéria-prima em produto final, identificar como se dá o processo de transformação da matéria-prima em produto final.
 Tópico 5: Forças produtivas
Objetivos específicos: Compreender como ao longo da historia as forças produtivas foram se transformando, partindo da ideia que os meios de produção somados ao trabalho humano dão origem as forças produtivas.

1.2 – Vivência cotidiana dos conteúdos
a) O que os alunos já sabem sobre o conteúdo:
Trabalho, mercadoria, máquinas, tecnologias, dinheiro, empresas, computadores, Grendene.
b) O que os alunos gostariam de saber a mais:
Como surgiu a base econômica? Porque os salários variam entre trabalhadores? Como surgiram as indústrias?

    2. PROBLEMATIZAÇÃO

2.1 – Discussões sobre problemas significativos a respeito da base econômica da sociedade.
Como acontece a distribuição de bens e serviços? Quem tem acesso a esses bens produzidos? O trabalhador consome o que produz? O que é matéria – prima? O que são os instrumentos de produção? Em toda produção há trabalho físico e mental? O que é força de produção? Como é classificado o trabalho?

 2.2  – Dimensões do conteúdo a serem trabalhados.
Conceitual/Cientifico: O que é produção? O que é trabalho? O que é matéria-prima? O que são instrumentos de produção? O que é as forças produtivas?
Social: Todos contribuem para a economia da sociedade? E tem acesso a esta economia?
Histórico: Como se constituía a base econômica da sociedade antes da revolução industrial e como se dá hoje?
Econômico: Quem lucra e quem perde?
Político: Qual a contribuição do Estado para a economia da Sociedade?
Filosófico: Qual a linha teórica da base econômica da sociedade?
Religiosa: Qual o posicionamento da igreja diante da economia?
Legal: Existe lei que ampara os direitos do trabalhador?
Ética: Quais os princípios éticos e morais que orientam o trabalho?
Ideológica: Qual a ideologia da base econômica da Sociedade?

  3 – INSTRUMENTALIZAÇÃO
3.1 – Ações didático-pedagógicas:
Exposição oral, debate em sala, atividade para os alunos responderem.

3.2 – Recursos humanos e materiais
Acadêmicos bolsistas, Slides e textos.

  4 – CATARSE
4.1 – Síntese mental do aluno
Compreensão do papel do trabalho na transformação de matéria-prima em produto final. O processo de produção é formado por três elementos: trabalho, matéria-prima e instrumentos de produção. Existe uma classificação do trabalho que pode ser qualificado e não qualificado. Os instrumentos de produção são responsáveis pela transformação de matéria-prima em bem final. Todo o processo produtivo é a combinação do trabalho com os meios de produção.

4.2 – Expressão da síntese
Dissertação sobre o tema, englobando as diversas dimensões trabalhadas.

  5 – PRÁTICA SOCIAL FINAL
  5.1 – Saber mais sobre base econômica da sociedade.
Conhecer melhor sobre, produção, trabalho, matéria-prima, instrumentos de produção e forças produtivas.
Analisar criticamente a estrutura econômica da sociedade.

5.2 – Ações do aluno.
Conhecer o processo histórico de transformações que ocorreram na base econômica da sociedade.
Visitar uma fábrica, a fim de compreender como se dá o processo de transformação de matéria-prima em produto final.

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REGISTROS DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS












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