PLANO DE AÇÃO
CENTRO EDUCACIONAL DE REFERÊNCIA - PREFEITO JOSÉ EUCLIDES FERREIRA GOMES JÚNIOR (CERE)
CENTRO EDUCACIONAL DE REFERÊNCIA - PREFEITO JOSÉ EUCLIDES FERREIRA GOMES JÚNIOR (CERE)
Plano
de unidade – A base econômica da Sociedade
INSTITUIÇÃO:
CERE
DISCIPLINA:
Sociologia
UNIDADE:
A base econômica da Sociedade
SÉRIE:
2º ano do Ensino médio
HORAS
AULAS: Duas aulas, 50 minutos cada
PROFESSORES:
Joacilio
1. PRÁTICA
SOCIAL INICIAL DO COTEÚDO
1.1 - A base econômica da sociedade.
1.1 - A base econômica da sociedade.
* Objetivo geral: Abordar as formas de organização
econômica que estão na base da sociedade.
Tópicos do conteúdo e objetivos
específicos:
Tópico 1: A produção
Objetivos específicos: Identificar o
processo de produção de bens materiais, envolvendo distribuição e consumo, e a
transformação de matéria-prima em bens para compreender o processo de
produção que é formado por três componentes; trabalho, matéria-prima e bens de
produção.
Tópico 2: Trabalho
Objetivo específicos: Identificar as
classificações de trabalho conforme o grau de capacitação exigida do
profissional de acordo com o que se produz, distinguir trabalho qualificado e
não qualificado.
Tópico 3: Matéria-prima
Objetivos específicos: Conhecer os
recursos utilizados na transformação de matéria-prima em bens de consumo.
Tópico
4: Instrumentos de produção
Objetivos específicos: Identificar
instrumentos que permitem a transformação da matéria-prima em produto final,
identificar como se dá o processo de transformação da matéria-prima em produto
final.
Tópico 5: Forças produtivas
Objetivos
específicos: Compreender como ao longo da historia as forças produtivas foram
se transformando, partindo da ideia que os meios de produção somados ao
trabalho humano dão origem as forças produtivas.
1.2 – Vivência cotidiana dos
conteúdos
a) O que os alunos já sabem sobre o conteúdo:
Trabalho, mercadoria, máquinas, tecnologias, dinheiro, empresas, computadores, Grendene.
b) O que os alunos gostariam de saber a mais:
Como surgiu a base econômica? Porque os salários variam entre trabalhadores? Como surgiram as indústrias?
a) O que os alunos já sabem sobre o conteúdo:
Trabalho, mercadoria, máquinas, tecnologias, dinheiro, empresas, computadores, Grendene.
b) O que os alunos gostariam de saber a mais:
Como surgiu a base econômica? Porque os salários variam entre trabalhadores? Como surgiram as indústrias?
2. PROBLEMATIZAÇÃO
2.1 – Discussões sobre
problemas significativos a respeito da base econômica da sociedade.
Como
acontece a distribuição de bens e serviços? Quem tem acesso a esses bens
produzidos? O trabalhador consome o que produz? O que é matéria – prima? O que
são os instrumentos de produção? Em toda produção há trabalho físico e mental?
O que é força de produção? Como é classificado o trabalho?
2.2
– Dimensões do
conteúdo a serem trabalhados.
Conceitual/Cientifico: O que é produção? O que é trabalho? O que é matéria-prima? O que são instrumentos de produção? O que é as forças produtivas?
Social: Todos contribuem para a economia da sociedade? E tem acesso a esta economia?
Histórico: Como se constituía a base econômica da sociedade antes da revolução industrial e como se dá hoje?
Econômico: Quem lucra e quem perde?
Político: Qual a contribuição do Estado para a economia da Sociedade?
Filosófico: Qual a linha teórica da base econômica da sociedade?
Religiosa: Qual o posicionamento da igreja diante da economia?
Legal: Existe lei que ampara os direitos do trabalhador?
Ética: Quais os princípios éticos e morais que orientam o trabalho?
Ideológica: Qual a ideologia da base econômica da Sociedade?
Conceitual/Cientifico: O que é produção? O que é trabalho? O que é matéria-prima? O que são instrumentos de produção? O que é as forças produtivas?
Social: Todos contribuem para a economia da sociedade? E tem acesso a esta economia?
Histórico: Como se constituía a base econômica da sociedade antes da revolução industrial e como se dá hoje?
Econômico: Quem lucra e quem perde?
Político: Qual a contribuição do Estado para a economia da Sociedade?
Filosófico: Qual a linha teórica da base econômica da sociedade?
Religiosa: Qual o posicionamento da igreja diante da economia?
Legal: Existe lei que ampara os direitos do trabalhador?
Ética: Quais os princípios éticos e morais que orientam o trabalho?
Ideológica: Qual a ideologia da base econômica da Sociedade?
3 – INSTRUMENTALIZAÇÃO
3.1 – Ações didático-pedagógicas:
Exposição oral, debate em sala, atividade para os alunos
responderem.
3.2 –
Recursos humanos e materiais
Acadêmicos bolsistas, Slides e textos.
4 – CATARSE
4.1 –
Síntese mental do aluno
Compreensão
do papel do trabalho na transformação de matéria-prima em produto final. O
processo de produção é formado por três elementos: trabalho, matéria-prima e
instrumentos de produção. Existe uma classificação do trabalho que pode ser
qualificado e não qualificado. Os instrumentos de produção são responsáveis
pela transformação de matéria-prima em bem final. Todo o processo produtivo é a
combinação do trabalho com os meios de produção.
4.2 –
Expressão da síntese
Dissertação sobre o tema, englobando as diversas dimensões trabalhadas.
Dissertação sobre o tema, englobando as diversas dimensões trabalhadas.
5 – PRÁTICA
SOCIAL FINAL
5.1 – Saber mais sobre base econômica da sociedade.
Conhecer melhor sobre, produção, trabalho, matéria-prima, instrumentos de produção e forças produtivas.
Analisar criticamente a estrutura econômica da sociedade.
5.1 – Saber mais sobre base econômica da sociedade.
Conhecer melhor sobre, produção, trabalho, matéria-prima, instrumentos de produção e forças produtivas.
Analisar criticamente a estrutura econômica da sociedade.
5.2 – Ações
do aluno.
Conhecer o processo histórico de transformações que ocorreram na base econômica da sociedade.
Visitar uma fábrica, a fim de compreender como se dá o processo de transformação de matéria-prima em produto final.
Conhecer o processo histórico de transformações que ocorreram na base econômica da sociedade.
Visitar uma fábrica, a fim de compreender como se dá o processo de transformação de matéria-prima em produto final.

Nenhum comentário:
Postar um comentário