PLANO DE AÇÃO
E.E.F. E MÉDIO PROFESSOR LUÍS FELIPE
E.E.F. E MÉDIO PROFESSOR LUÍS FELIPE
TEMA: MOVIMENTOS SOCIAIS
INSTITUIÇÃO: E. E. F. M Professor
Luis Felipe
DISCIPLINA: Sociologia
UNIDADE: Direitos, Cidadanias e
Movimentos Sociais
SÉRIE: 2º Ano do Ensino Médio
HORAS/AULA: 50 Minutos
PROFESSOR: Francisco Elson Araújo
Lopes
1. PRÁTICA
SOCIAL INICIAL DO CONTEÚDO
1.1. Unidade de
Conteúdo: Direitos, Cidadania e Movimentos Sociais
- Objetivo Geral:
Analisar as formas históricas dos Movimentos Sociais,
relacionando-os com a participação e inserção cidadã na contemporaneidade.
- Tópicos do conteúdo e objetivos específicos:
· - Tópico 1: DIREITOS
Objetivo específico: identificar noções de direitos
na visão dos alunos, fazendo a mediação com alguns autores da sociologia, tais
como Thomas Hobbes, Jonh Lock, Rousseau, Marx e Durkheim.
· - Tópico 2: CIDADANIA
Objetivo específico: Saber a opinião dos alunos a
cerca do conhecimento da cidadania e seus fins.
· - Tópico 3: OS MOVIMENTOS SOCIAIS
Objetivo específico: Conhecer a história, identificar as várias formas de
movimentos sociais, as finalidades e em que se justificam tais ações.
1.2. Vivência
cotidiana do conteúdo:
a) O que os
alunos já sabem sobre o conteúdo.
Direitos para todos, Liberdade e igualdade, Direitos
civis, Cidadania hoje, Cidadania e classes sociais, cidadania formal e
cidadania substantiva ou real, movimentos sociais.
b) O que os
alunos gostariam de saber a mais.
No decorrer da aula fazer perguntas referentes aquilo
que eles gostariam de saber sobre o tema proposto.
2. PROBLEMATIZAÇÃO
2.1. Discutir a
origem dos movimentos, especificando as causas e reações populares a cerca das
injustiças sociais. Ações rebeldes surgem por quê? O fato de viver nas ruas
pode retirar de um indivíduo os direitos de cidadão? Os direitos previstos nas
leis brasileiras só valem para os que têm boas condições de vida?
2.2. Dimensão do
conteúdo a serem trabalhadas:
- Conceitual
científica: o que é direito? O que é cidadania? O que são
direitos sociais?
- Social: O exercício
da cidadania influencia a vida em sociedade em meio a diferença de classes?
- Histórica: Por quais
motivos surgiram alguns movimentos sociais e quais os que permanecem até hoje?
- Econômica: Quanto
custa a não participação na luta pelos direitos? Quem lucra e quem perde, o que
pode ocasionar a desigualdades sociais?
- Política: Existem
propostas de governo para a satisfação das necessidades dos direitos de
classes?
- Filosófica: Qual a
linha teórica de conduta dos Movimentos Sociais?
- Religiosa: Qual o
parecer da Igreja enquanto instituição religiosa na defesa dos direitos dos
fieis desfavorecidos?
- Legal: Existem
leis que aparam os movimentos sociais?
- Ética: Quais os
princípios morais éticos/cidadãos que orientam os movimentos sociais?
- Ideológica: As
ideologias se justificam nas ações de cada grupo?
3. INSTRUMENTALIZAÇÃO
3.1. Ações
didático-pedagógicas:
Exposição oral dos alunos bolsistas, exposição dos
mais variados movimentos sociais, debates, leituras de textos.
3.2. Recursos
Humanos e materiais:
Alunos Bolsistas, coordenadores de área, professor
supervisor, fotografias, textos, livros e legislação.
4. CATARSE
4.1. Síntese
mental do aluno.
4.2. A expressão
da síntese.
5. PRÁTICA
SOCIAL FINAL
5.1. Nova postura
prática:
- Saber mais sobre o direito e a cidadania.
- Conhecer melhor os movimentos sociais.
- Analisar criticamente os direitos a cidadania e os
movimentos sociais.
5.2. Ações do
aluno:
- Verificar quais fatores contribuiu para o surgimento
dos movimentos sociais ao longo do processo histórico.
- Ler e estudar os princípios que regem a cidadania.
- Comparar as ações dos movimentos sociais e suas
formas de atuação.



















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