segunda-feira, 1 de outubro de 2012


PLANO DE AÇÃO
E.E.F. E MÉDIO PROFESSOR LUÍS FELIPE  

TEMA: MOVIMENTOS SOCIAIS




INSTITUIÇÃO: E. E. F. M Professor Luis Felipe
DISCIPLINA: Sociologia
UNIDADE: Direitos, Cidadanias e Movimentos Sociais
SÉRIE: 2º Ano do Ensino Médio
HORAS/AULA: 50 Minutos
PROFESSOR: Francisco Elson Araújo Lopes

1.      PRÁTICA SOCIAL INICIAL DO CONTEÚDO
1.1. Unidade de Conteúdo: Direitos, Cidadania e Movimentos Sociais
  • Objetivo Geral:
Analisar as formas históricas dos Movimentos Sociais, relacionando-os com a participação e inserção cidadã na contemporaneidade.

  • Tópicos do conteúdo e objetivos específicos:

·    - Tópico 1: DIREITOS
Objetivo específico: identificar noções de direitos na visão dos alunos, fazendo a mediação com alguns autores da sociologia, tais como Thomas Hobbes, Jonh Lock, Rousseau, Marx e Durkheim.

·     - Tópico 2: CIDADANIA
Objetivo específico: Saber a opinião dos alunos a cerca do conhecimento da cidadania e seus fins.

·      - Tópico 3: OS MOVIMENTOS SOCIAIS
Objetivo específico: Conhecer a  história, identificar as várias formas de movimentos sociais, as finalidades e em que se justificam tais ações.

1.2Vivência cotidiana do conteúdo:

a) O que os alunos já sabem sobre o conteúdo.
Direitos para todos, Liberdade e igualdade, Direitos civis, Cidadania hoje, Cidadania e classes sociais, cidadania formal e cidadania substantiva ou real, movimentos sociais.

b) O que os alunos gostariam de saber a mais.
No decorrer da aula fazer perguntas referentes aquilo que eles gostariam de saber sobre o tema proposto.

2.      PROBLEMATIZAÇÃO
2.1. Discutir a origem dos movimentos, especificando as causas e reações populares a cerca das injustiças sociais. Ações rebeldes surgem por quê? O fato de viver nas ruas pode retirar de um indivíduo os direitos de cidadão? Os direitos previstos nas leis brasileiras só valem para os que têm boas condições de vida?

2.2. Dimensão do conteúdo a serem trabalhadas:
- Conceitual científica: o que é direito? O que é cidadania? O que são direitos sociais?
-  Social: O exercício da cidadania influencia a vida em sociedade em meio a diferença de classes?
Histórica: Por quais motivos surgiram alguns movimentos sociais e quais os que permanecem até hoje?
- Econômica: Quanto custa a não participação na luta pelos direitos? Quem lucra e quem perde, o que pode ocasionar a desigualdades sociais?
Política: Existem propostas de governo para a satisfação das necessidades dos direitos de classes?
Filosófica: Qual a linha teórica de conduta dos Movimentos Sociais?
Religiosa: Qual o parecer da Igreja enquanto instituição religiosa na defesa dos direitos dos fieis desfavorecidos?
Legal: Existem leis que aparam os movimentos sociais?
- Ética: Quais os princípios morais éticos/cidadãos que orientam os movimentos sociais?
Ideológica: As ideologias se justificam nas ações de cada grupo?

3.      INSTRUMENTALIZAÇÃO
3.1Ações didático-pedagógicas:
Exposição oral dos alunos bolsistas, exposição dos mais variados movimentos sociais, debates, leituras de textos.

3.2Recursos Humanos e materiais:
Alunos Bolsistas, coordenadores de área, professor supervisor, fotografias, textos, livros e legislação.

4.      CATARSE
4.1Síntese mental do aluno.
4.2A expressão da síntese.

5.      PRÁTICA SOCIAL FINAL
5.1Nova postura prática:
- Saber mais sobre o direito e a cidadania.
- Conhecer melhor os movimentos sociais.
- Analisar criticamente os direitos a cidadania e os movimentos sociais.

5.2Ações do aluno:
- Verificar quais fatores contribuiu para o surgimento dos movimentos sociais ao longo do processo histórico.
- Ler e estudar os princípios que regem a cidadania.
- Comparar as ações dos movimentos sociais e suas formas de atuação.

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REGISTRO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS



























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