sábado, 27 de outubro de 2012


PLANO DE AÇÃO
CENTRO EDUCACIONAL DE REFERÊNCIA - PREFEITO JOSÉ EUCLIDES FERREIRA GOMES JÚNIOR (CERE)

TEMA: Karl Marx



PLANO DE UNIDADE  
INSTITUIÇÃO: CERE
DISCIPLINA: Sociologia
UNIDADE: Karl Marx
SÉRIE: 3º ano do ensino médio
HORAS-AULAS: 50 minutos
PROFESSORA: Mairy

1.      PRÁTICA SOCIAL INICIAL DO CONTEÚDO
1.1  Unidade de conteúdo: Karl Marx


*      * Objetivo geral: conhecer sua importância para a atualidade, e conceitos importantes de suas obras.

       Tópicos do conteúdo e objetivos específicos:
Tópico 1: Revolução industrial e Capitalismo.
   Objetivo especifico: Identificar o processo histórico da revolução industrial e do sistema capitalista.
        Tópico 2: Trabalho e alienação.
      Objetivo especifico: compreender como o trabalho aliena a classe proletária.
Tópico 3: Socialismo.
Objetivo especifico: conhecer como se dá as relações no sistema socialista.
Tópico 4: Importância de Marx na atualidade.
Objetivo especifico: compreender como as idéias de Marx vigoram na atualidade.

1.2  – Vivência cotidiana do conteúdo
a) O que os alunos já sabem sobre o conteúdo:
Sistema econômico, dinheiro, pensador da sociedade, indústria, Grendene.
b) O que os alunos gostariam de saber a mais:
Quando e como aconteceu a Revolução Industrial? Qual a diferença entre os sistemas Capitalista e Socialista? O que é alienação? Quem foi Marx? Quais foram suas principais idéias? Que contribuições Karl Marx trouxe para o mundo contemporâneo?

2. PROBLEMATIZAÇÃO
2.1  – Discussão sobre problemas significativos da revolução industrial, do sistema capitalista e do socialismo.
Por quem foram compostas as classes burguesa e proletária? Qual classe é mais beneficiada pelo sistema capitalista? Quais os benefícios e malefícios da revolução industrial?
2.2  – Dimensões do conteúdo a serem trabalhados:
Conceitual/cientifico: O que é Revolução Industrial? O que é capitalismo? O que é Socialismo? Quem foi Karl Marx?
Social: Todos possuem direitos iguais em meio ao sistema capitalista?
Histórica: Quais as formas econômicas antes do sistema capitalista? Quando iniciou o capitalismo?
Econômica: Quem mais lucra no sistema econômico atual?
Política: Qual o posicionamento do governo sobre o sistema econômico?
Filosófica: contribuições de Marx sobre o sistema econômico?
Religiosa: Qual o parecer da igreja sobre o sistema econômico?
Ideológica:Qual a ideologia do sistema capitalista e socialista?

3. INSTRUMENTALIZAÇÃO
3.1. Ações didático-pedagógicas:
Exposição oral e debate.
3.2. Recursos humanos e materiais:
Acadêmicos bolsistas, Slides e dinâmica com balões.

4. CATARSE
4.1. Síntese mental do aluno.
4.2. Expressão da síntese:
Dissertação sobre o que se entendeu sobre o tema.

5. PRÁTICA SOCIAL FINAL
5.1. Nova postura prática
Conhecer mais sobre a Revolução Industrial.
Entender melhor o sistema capitalista e socialista.
Conhecer as teorias de Marx sobre os sistemas econômicos.

5.2 – Ações dos aluno
Conhecer o processo histórico da revolução industrial.
Compreender as relações no sistema capitalista e socialista.
Entender o pensamento de Marx sobre as classes sociais.

_______________________________________________________________

REGISTROS DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS


















Nenhum comentário:

Postar um comentário