PLANO DE AÇÃO
CENTRO EDUCACIONAL DE REFERÊNCIA - PREFEITO JOSÉ EUCLIDES FERREIRA GOMES JÚNIOR (CERE)
CENTRO EDUCACIONAL DE REFERÊNCIA - PREFEITO JOSÉ EUCLIDES FERREIRA GOMES JÚNIOR (CERE)
TEMA: Karl Marx
PLANO DE UNIDADE
INSTITUIÇÃO: CERE
DISCIPLINA: Sociologia
UNIDADE: Karl Marx
SÉRIE: 3º ano do ensino médio
HORAS-AULAS: 50 minutos
PROFESSORA: Mairy
1. PRÁTICA SOCIAL INICIAL DO CONTEÚDO
1.1 – Unidade de conteúdo: Karl Marx
1. PRÁTICA SOCIAL INICIAL DO CONTEÚDO
1.1 – Unidade de conteúdo: Karl Marx
* * Objetivo
geral: conhecer sua importância para a atualidade, e conceitos importantes de
suas obras.
Tópicos do conteúdo e objetivos específicos:
Tópico 1: Revolução
industrial e Capitalismo.
Objetivo
especifico: Identificar
o processo histórico da revolução industrial e do sistema capitalista.
Tópico 2: Trabalho e
alienação.
Objetivo
especifico:
compreender como o trabalho aliena a classe proletária.
Tópico 3: Socialismo.
Objetivo
especifico:
conhecer como se dá as relações no sistema socialista.
Tópico 4: Importância de
Marx na atualidade.
Objetivo
especifico: compreender
como as idéias de Marx vigoram na atualidade.
1.2
–
Vivência cotidiana do conteúdo
a) O
que os alunos já sabem sobre o conteúdo:
Sistema
econômico, dinheiro, pensador da sociedade, indústria, Grendene.
b) O
que os alunos gostariam de saber a mais:
Quando
e como aconteceu a Revolução Industrial? Qual a diferença entre os sistemas
Capitalista e Socialista? O que é alienação? Quem foi Marx? Quais foram suas
principais idéias? Que contribuições Karl Marx trouxe para o mundo
contemporâneo?
2. PROBLEMATIZAÇÃO
2.1
–
Discussão sobre problemas significativos da revolução industrial, do sistema
capitalista e do socialismo.
Por
quem foram compostas as classes burguesa e proletária? Qual classe é mais
beneficiada pelo sistema capitalista? Quais os benefícios e malefícios da
revolução industrial?
2.2
–
Dimensões do conteúdo a serem trabalhados:
Conceitual/cientifico:
O
que é Revolução Industrial? O que é capitalismo? O que é Socialismo? Quem foi
Karl Marx?
Social: Todos possuem
direitos iguais em meio ao sistema capitalista?
Histórica: Quais as formas
econômicas antes do sistema capitalista? Quando iniciou o capitalismo?
Econômica: Quem mais lucra
no sistema econômico atual?
Política: Qual o
posicionamento do governo sobre o sistema econômico?
Filosófica: contribuições de
Marx sobre o sistema econômico?
Religiosa: Qual o parecer
da igreja sobre o sistema econômico?
Ideológica:Qual a ideologia
do sistema capitalista e socialista?
3. INSTRUMENTALIZAÇÃO
3.1.
Ações didático-pedagógicas:
Exposição
oral e debate.
3.2.
Recursos humanos e materiais:
Acadêmicos bolsistas, Slides
e dinâmica com balões.
4.1. Síntese mental do aluno.
4.2. Expressão da síntese:
Dissertação sobre o que se entendeu sobre o tema.
5. PRÁTICA SOCIAL FINAL
5.1. Nova postura prática
Conhecer mais sobre a Revolução Industrial.
Entender melhor o sistema capitalista e socialista.
Conhecer as teorias de Marx sobre os sistemas econômicos.
5.2 – Ações dos
aluno
Conhecer o processo histórico da revolução industrial.
Compreender as relações no sistema capitalista e socialista.
Entender o pensamento de Marx sobre as classes sociais.
Conhecer o processo histórico da revolução industrial.
Compreender as relações no sistema capitalista e socialista.
Entender o pensamento de Marx sobre as classes sociais.

Nenhum comentário:
Postar um comentário